Tradutor/Translator

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Tríduo



TRÍDUO À SÃO JOÃO NEUMANN

PRIMEIRO DIA


ORAÇÃO INICIAL (Para todos os dias)
Orações inicial e final click no link: Orações fixas


SÃO JOÃO NEUMANN,
 Exemplo de entrega a Cristo e coragem evangélica.

João Neumann nasceu 28 de março de 1811, sexta-feira Santa, e no mesmo dia é batizado na Igreja de São James. João era o terceiro filho de Filipe e Alice que, mesmo nos tempos difíceis, construíram uma família cristã muito zelosa, teve quatro filhos que abraçaram a vida religiosa. João e Wenzel, seu irmão, entraram na Congregação do Santíssimo Redentor; sendo João padre e Wenzel irmão, Joana e Aloísa entram no Instituto das Irmãs de Caridade de São Carlos Borromeu. Joana irmã chegou a ser Superiora Geral do Instituto das Irmãs de Caridade de São Carlos Borromeu.

A prática da oração que o Santo mais gostava era o terço. Essa oração despertou em João um amor para com Nossa Senhora. Os pais cuidavam muito da fé dos seus filhos. João com sete anos de idade confessou-se pela primeira vez. Dois anos depois recebeu o sacramento da confirmação e, com licença especial de seu catequista, tornou-se coroinha. Não se sabe quando despertou em João o desejo de ser padre. Este sonho, João julgava longe de suas possibilidades mesmo quando aos vinte anos de idade e já terminando os estudos em Budweis, ficou diante da decisão qual vocação que devia seguir. Para o seminário maior, no meio de 90 pretendentes apenas 20 poderiam ser aceitos. O medo de ser rejeitado despertou-lhe o desejo de dedicar-se à medicina. O pai concordava, mas a mãe insistiu para solicitar a admissão no Seminário. João obedeceu à mãe e contra toda expectativa e foi aceito.

Em novembro de 1831, começou Neumann o estudo de teologia em Budweis. Durante os estudos, Deus revelou a seu servo a vocação que o esperava no futuro. Motivado pelas cartas e histórias dos vários missionários na América do Norte, Neumann despertou-se para vida missionária. Em 1836 ano em que seria ordenado, mas o superior do seminário decide adiar as ordenações por haver padres demais na diocese.  Para complicar a situação o bispo não lhe dá os documentos para a ordenação. Diante disso, João não se desespera e com coragem procura realizar a sua vocação. Com a ajuda de Pe.Hermann vai para os Estados Unidos da América e cheio de ardor, no dia 20 de abril embarca de navio e segue a viajem para Nova York. Dúvidas, ânsias, temores o agitavam. Estava resolvido a viver na América como um ermitão para fazer penitência pelos seus pecados e dos outros, caso nenhum Bispo o quisesse receber. Chegando para Nova York as coisas começam a melhorar. O sacerdote alemão, pe. Raffeiner, apresentou-o ao Bispo Dubois que, dispensando os documentos necessários, o ordena sacerdote no dia 25 de junho de 1836. O início do seu sacerdócio, Pe. Neumann passou trabalhando no meio dos emigrantes e índios nas regiões do rio Niágara.

EVANGELHO
(Jo 1,19-28)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor

Reflexão

Assim como João evangelista João Neumann dá testemunho de Jesus no seu meio a começa pela família desde pequeno cultiva o amor e temor a Deus. Sempre dando resposta a sua fé. Com anseio de anunciar a Boa Nova parte para terras diferentes sem ao menos conhecê-las vai proclamar e ensinar o Caminho de Deus. João Neumann sua confiança em Deus não fez temer o dia do amanhã ao menos aonde iria dormir, simplesmente confiou nos braços do Pai assim como Maria diz sim a Ele viveu no sim constante, diário. Que Maria a Mãe do Belo Amor seja para nós o conforto de testemunhar a cristo sem reservas e sem medo.


ORAÇÃO FINAL (Para todos os dias)
Orações inicial e final click no link: Orações fixas

***

TRÍDUO À SÃO JOÃO NEUMANN
SEGUNDO DIA

ORAÇÃO INICIAL (Para todos os dias)
Orações inicial e final click no link: Orações fixas


SÃO JOÃO NEUMANN,
Zeloso missionário e na caridade, na esperança e na fé.

Pe. Neumann era de pequena estatura, calado, tímido, mais dado à reflexão, tendo um coração piedoso. Apesar de não ter o dom da pregação, trabalhou muito para tornar-se bom pregador. Pregava com sinceridade, autenticidade e força do Espírito Santo que a muitos comovia. O seu conhecimento de seis línguas modernas tornou-o particularmente capacitado para trabalhar na sociedade cosmopolita americana do século XIX. A sua paróquia no oeste de Nova York ia do Lago Ontário até Pensilvânia. A igreja matriz não tinha torre nem piso, mas isto não importava, porque João passava a maior parte do tempo viajando de cidade em cidade, subindo montanhas para visitar os doentes, detendo-se em mansardas ou tavernas para ensinar e celebrando Missas sobre mesas de cozinha.  Os quatro anos do seu sacerdócio exercido nas fadigas do apostolado e na vida da solidão haviam abalado a saúde de Pe. Neumann. Doente, procurando restaurar a saúde procurava a casa dos Redentoristas. Ele conhecia os Redentoristas por meio do Pe.Prost, C.Ss.R. e de Pe.Senderl ,C.Ss.R.  e cada vez mais amigos iam se tornando dos Missionários Redentoristas.

No outono do ano 1840, Neumann entra na Congregação. Em novembro do mesmo ano, Pe. Neumann recebe o hábito religioso das mãos do padre Prost, tornando-se o primeiro noviço redentorista aceito na América do Norte. Agora, vivendo em comunidade, Pe. Neumann pode fazer muito mais para a salvação das pessoas. O seu esforço logo é percebido, por isso, em março de 1844 foi nomeado superior da comunidade de Pittsburg, onde dirigiu a construção da formosa igreja gótica dedicada à Santa Filomena. No ano 1847, foi nomeado como superior Vice-Provincial. Neste cargo trabalhou muito para consolidar as fundações existentes e abriu uma casa em Cumberland e outra em Nova Iorque. Zelou muito pelas casas de formação. Pe. Neumann, sendo redentorista, era incansável no confessionário, no púlpito, nas missões e escolas. Para poupar seus confrades tomava sobre si as visitas aos enfermos, sobretudo à noite.

O que caracterizou a vida de São João Neumann foi a radicalidade do espírito missionário. Procurava sacrificar todo o seu ser para trabalhar com os pobres e viver no meio deles. Repleto deste espírito decidiu lançar-se corajosamente no lugar totalmente desconhecido e estranho viajando para América do Norte. Nos primeiros anos da vida sacerdotal cuidadosamente atende a pé e depois de cavalo as comunidades dos emigrantes, distantes uma da outra por muitos quilômetros. O mesmo espírito também o acompanha na Congregação. Pe. Seelos, C.Ss.R. nos relata: “Como Superior não perdia padre Neumann de vista o principal fim do Instituto: as santas missões. Tomava parte nelas com muita frequência. Nessas missões eram abundantes os trabalhos e mortificações de toda espécie. Em viagem a São Vicente, aonde iam pregar uma missão, entraram numa hospedaria para passar a noite. Foram mal recebidos e caro lhes custou obter uma ceia muito ordinária. Depois do que nem cama lhes deram; os pobres missionários tiveram que passar a noite sobre um banco. Padre Neumann passou a noite em oração e os copiosos frutos alcançados na missão foram o fruto desta prece”. São João Neumann acreditava que Deus quis que ele fosse o mensageiro do Evangelho aos afastados da Igreja. Seu zelo missionário fez que procurasse todos os meios para tornar o Evangelho mais presente na vida das pessoas.

EVANGELHO
(Jo 1,29-34)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
— Glória a vós, Senhor.

29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. 32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

São João Neumann era íntimo a Jesus Cristo a ponto de que todos o conhecessem. Dava testemunho de Jesus por atos e palavras a qual atraiu a muitos a Cristo. A missão e o sacramento da penitencia era os meios de levar a Cristo e a reconciliar muitos que se afastaram de Cristo. São João Neumann foi um homem puro, integro e deu a vida pelo Evangelho. A seu exemplo possamos fazer de nova vida o Evangelho vivo. Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida nos ajude neste caminhada, o evangelho possa purificar-nos de todos pecados.


ORAÇÃO FINAL (Para todos os dias)
Orações inicial e final click no link: Orações fixas

***


TRÍDUO À SÃO JOÃO NEUMANN
TECEIRO DIA


ORAÇÃO INICIAL (Para todos os dias)
Orações inicial e final click no link: Orações fixas


SÃO JOÃO NEUMANN,
Vida constante de oração e de nunca perde tempo para evangelização

Ele sempre acordava às cinco horas, meia hora dedicava para meditação e depois celebrava a Eucaristia. Em seguida, celebrando segunda Eucaristia fazia ação de graças a Deus e confessava a quem pedisse e depois disso tomava café da manhã.  Sendo bispo uma vez por mês fazia um retiro na casa dos Redentoristas. Pe. João Neumann foi nomeado bispo de Filadélfia no dia 1 de março e ordenado em Baltimore dia 28 de março de 1852. Tinha 41 anos e era o mais novo bispo dos Estados Unidos. Sua diocese era muito grande, mas o seu espírito missionário e zelo pelo Evangelho foram maiores ainda. Logo começa a visita pastoral das comunidades o que frutificou em surgimento das novas igrejas e escolas em todos os cantos da diocese. Já no primeiro ano de seu serviço pode Dom Neumann inaugurar e benzer cinquenta novas igrejas. Depois, organizando o atendimento pastoral com novo bispo coadjutor, Dom Neumann escolhe a responsabilidade para atender as áreas mais distantes da diocese, deixando festivas celebrações na Catedral. Dom João Neumann era ciente da utilidade das Missões, tratou de mandar pregá-las desde o primeiro ano de seu serviço episcopal. Assistia devotamente as pregações e exercícios da Missão para assim, atrair as bênçãos de Deus sobre o povo por seu exemplo e oração.

Sendo bispo, ele fez voto para nunca, conscientemente, perder tempo em vão. Levou uma profunda vida de oração e sempre tinha consciência que Deus estava presente do seu lado.  João Neumann entregava-se às atividades não por causa da vanglória, mas para gloria de Deus e salvação das pessoas. Percebendo que o programa educacional nas escolas era muito agnóstico e sem referência à Deus, com todos os esforços procura construir escolas católicas aumentando o número das escolas em sua diocese de 2 para 100. Funda a Ordem Terceira de São Francisco para ensinar nas escolas. O espírito missionário de Dom João Neumann se revelava em várias iniciativas pastorais. Ao lado da catedral edificou um asilo para as crianças pobres. Especial cuidado voltava à formação dos futuros sacerdotes. Para eles fazia frequentes instruções sobre a teologia pastoral e serviço missionário no meio do povo. Não teve sossego enquanto não introduziu na sua diocese a adoração das Quarenta Horas, devoção que até então não era praticada na América do Norte. Propagou o dogma da Imaculada Conceição. Não esquecia para confessar os pobres doentes. Mesmo à noite o viam dirigir-se à casa de um pobre moribundo, levando auxilio para o corpo e para a alma.

Alguns dias antes de sua morte foi, como de costume, confessar-se no convento de seus confrades. Enquanto esperava pelo padre Reitor iniciou uma prosa com o irmão porteiro de qual a morte que o preferiria ter, o Irmão diz que preferia morrer depois de uma doença suportada com paciência; morte repentina é coisa arriscada, retorquiu o irmão. Dom Neumann retruca que um cristão deve, no entanto estar pronto para morrer a qualquer hora e muito mais ainda um religioso. Estando preparado, ganha mais com a morte rápida e poupa aos outros, muito trabalho e a si mesmo muito ocasião de impaciência. Em todo caso é sempre melhor o gênero de morte que Deus enviar. As previsões do santo Bispo deviam se cumprir. Aos 5 de janeiro, véspera dos Santos Reis, sentiu-se indisposto, de tarde saiu de casa para assinar um documento de certa propriedade da diocese. Ao voltar para casa caiu por terra numa das ruas da cidade, vitimado por um ataque de apoplexia. Levaram-no para a casa mais próxima estenderam-no sobre um tapete e tentaram reanimá-lo em vão. Foi sepultado na cripta da igreja de S. Pedro. A 15 de dezembro de 1895 o Papa Leão XIII assinou o decreto pelo qual ordenava a introdução do processo de beatificação do Venerável Neumann. Beatificado a 13 de outubro de 1963 pelo papa Paulo VI e pelo mesmo papa canonizado a19 de junho de 1977.

EVANGELHO
(João 1,35-42)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)”. 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Pe. Neumann sempre em sua vida recorria a Cristo principalmente nas orações e na escuta da palavra se pois a serviço a Cristo. Jamais perdeu tempo era homem atento as coisas de Deus. Assim como Pedro foi pastor de uma diocese e fez disso como Pedro um serviço a Deus por meio dos mais humildes. Jamais procurou glorias e muito menos  se vã gloriou e abusou do cargo como bispo ao seu ver a missão episcopal era um serviço aos mais simples. Foi humilde assim como Nossa Senhora, a qual sem medo pois a serviço a Deus. Com seu carinho maternal de mãe possamos buscar as coisas do alto.


ORAÇÃO FINAL (Para todos os dias) 
Orações inicial e final click no link: Orações fixas




TRÍDUO À SÃO JOÃO NEUMANN
Festa à São João Neumann

ORAÇÃO INICIAL (Para todos os dias)
Orações inicial e final click no link: Orações fixas

SÃO JOÃO NEUMANN,
Homem de feitos heróicos

Deus não te deu em vão
Uma alma nobre, um espírito de escolha.
Sem levar em conta toda dificuldade e dor,
Vai em frente, obediente à voz dele!

Pois ouviste o divino convite
Para uma vida de trabalhos e cuidados;
Mas, inflamada de amor, a tua alma
Não recusa o trabalho seja onde for.
Como os pescadores de outrora,
Obedientes ao chamado do Mestre,
Com o coração sincero, com o espírito corajoso,
Que deixaram suas redes, que deram tudo o que tinham,
Tu também deixaste de lado prazerosamente
Os grilhões brilhantes do coração
E tudo o que bajula o orgulho humano,
Para escolher a parte mais nobre, a "melhor parte".
Conduzido pela mão protetora de Deus,
Através das vagas do Atlântico,
Para uma terra estranha e inculta,
A Santa Cruz, tua estrela guia,
Esse estandarte da nossa fé salvadora,
Em triunfo lá ostentaste,
E o seguraste fiel até a morte,
leal e verdadeiro possuíste o seu domínio.
Teu Deus cuidou de ti quando sozinho
Na árida planície, na floresta escura,
Onde tu semeaste a semente da fé,
E bem a nutriste por amor a Ele,
Quem bem remunerou o teu trabalho e dor,
Pois trabalhaste para o teu Deus;
Brotou como grão de ouro.
E os ídolos afundaram no chão.
Porque foste um servo fiel
Nas coisas pequenas, o teu Senhor
te constituiu sobre grandes agora,
E gloriosa será a tua recompensa.
Salve, pastor fiel, à tua fama
Teu Senhor acrescentou novas honras,
Além, muito além de toda dimensão terrena,
Rico galardão dos ‘poucos escolhidos.’
Lá longe no Ocidente, onde pasta o teu rebanho,
O Senhor dos Exércitos te concedeu,
Pelos atos nobres, feitos heróicos,
Alta dignidade na Santa Igreja.
Que Deus esteja sempre contigo!

LEITURAS

Primeira Leitura (1Cor 9,16-19.22-23)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 16Pregar o Evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o Evangelho! 17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18Em que consiste, então, o meu salário? Em pregar o Evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o Evangelho me dá. 19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 22Com os fracos, eu me fiz fraco, para ganhar os fracos. Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23Por causa do Evangelho eu faço tudo, para ter parte nele.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Sl 22,1-3a.3b-4.5-6 (R. 6cd))
R. Na casa do Senhor habitarei, eternamente.

1O Senhor é o pastor que me conduz;* não me falta coisa alguma. 2Pelos prados e campinas verdejantes* ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha,* 3e restaura as minhas forças.
R.
3bEle me guia no caminho mais seguro,* pela honra do seu nome. 4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,* nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastóo e com cajado;* eles me dá a segurança!
R.
5Preparais à minha frente uma mesa,* bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça;* o meu cálice transborda.
R.
6Felicidade e todo bem hão de seguir-me* por toda a minha vida; e na casa do Senhor, habitarei* pelos tempos infinitos.
R.

Evangelho (Jo 10, 11-16)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
— Glória a vós, Senhor.

1Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. 12O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas.         13º mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, 15como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas.        16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Homem que viveu na radicalidade do Evangelho em tudo fez a serviço do próximo a primeira leitura expressa a vida deste santo homem que comemoramos hoje e o salmo de hoje foi a oração de confiança que São João Neuamnn e o Evangelho tornou-se como missão de vida sacerdotal, religiosa e episcopal. São João Nepomuceno Neumann, rogai por nós!

ORAÇÃO FINAL (Para todos os dias)
Orações inicial e final click no link: Orações fixas


BIBLIOGRAFIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário